terça-feira, 23 de agosto de 2011


Áreas de instabilidade associadas ao fluxo de umidade proveniente do interior do continente espalham nuvens carregadas sobre o Paraná. Essa instabilidade também favorece a formação de muita nebulosidade sobre Santa Catarina, o norte do Rio Grande do Sul e o sul da Mato Grosso do Sul. As nuvens carregadas que avançam do mar para continente seguem espalhadas por quase todo o leste do Nordeste. A circulação marítima dos ventos geradas pelo sistema de alta pressão (massa de ar polar) que acompanha uma frente fria favorece a formação de nuvens baixas entre o leste de São Paulo e o Espírito Santo. O ar seco predomina sobre o restante do Brasil e volta a ganhar força sobre o Centro-Oeste e o sul da Amazônia.

De acordo com o inpe: A terça-feira (23/08) será com chuva no centro-leste da Região Sul do Brasil, oeste e sul de MS, leste e sul de SP. Entre o sul de SP e extremo nordeste do RS a chuva se intensificará ao longo do dia e os acumulados deverão ser significativos. No centro e nordeste de SP, no RJ, sudeste de MG, ES e no leste entre a BA e sul do CE choverá de forma isolada. O dia terá muitas nuvens e períodos de chuva no litoral leste do Nordeste. O céu terá variação de nebulosidade e pancadas de chuva no centro-norte do AM, no oeste e norte do PA, em RR e no norte do MA. Haverá chance de chuva no norte do PI e do CE. Nas demais áreas do país haverá sol e poucas nuvens. A temperatura estará baixa no Sul e em parte do Sudeste.


A manhã desta terça-feira (23/08) foi de frio em áreas do centro-sul do Brasil, devido a atuação de uma massa de ar frio, após a passagem da forte frente fria que mudou o tempo no último final de semana em grande parte do país. A temperatura chegou aos 4°C e sensação de -4°C em São José dos Ausentes (RS) e temperatura de 2°C com sensação de -5,5°C em Urubici (SC).
Na capital paranaense, o dia começou com 9°C e sensação térmica de 6°C, o frio continua também em parte do centro-oeste, com a cidade de Campo Grande, registrando 11°C e sensação térmica de 7°C e em Cuiabá, 12°C com sensação de 7°C.
Fonte: http://www.cptec.inpe.br/noticias/noticia/18943

Nenhum comentário:

Postar um comentário