quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Obama declara situação de "grande desastre" na Carolina do Norte e NY

O presidente americano, Barack Obama, declarou nesta quarta-feira situação de "grande desastre" na Carolina do Norte e em Nova York após a passagem do furacão Irene no fim de semana, que provocou grandes inundações. A decisão permitirá a liberação de fundos federais para aliviar os esforços de recuperação nos dois estados, muito afetados pela tempestade. As equipes de socorro continuam tentando ajudar os milhares de americanos ainda isolados pelas inundações, três dias depois da passagem do furacão Irene. Segundo dados oficiais, ao menos 43 pessoas morreram durante a passagem do Irene pelos Estados Unidos, oito delas em Nova York, sete em Nova Jersey e seis na Carolina do Norte, onde o Irene tocou a terra no sábado com ventos superiores a 140 km/h. O furacão já era responsável por cinco vítimas no Caribe antes de atingir o território dos Estados Unidos e se atribui ao fenômeno outra morte no Canadá, a de número 49, antes de se extinguir nesta terça-feira. Durante os dois dias de sua passagem, milhares de famílias continuam esperando a chegada da guarda nacional e dos bombeiros que levam água e alimentos, depois que suas cidades ficaram inundadas. Nos arredores de Wilmington, no estado de Vermont, a principal estrada está bloqueada pelo barro. Diversas rodovias não podem ser usadas depois de o Irene derrubar o equivalente a dois meses de chuva (210 mm) em apenas 24 horas. A situação é a mesma em várias regiões dos estados de Nova Jersey e Nova York, onde vários centros comunitários e escolas foram transformados em abrigos. Em Paterson, Nova Jersey, as equipes com lanchas não paravam de resgatar e retirar pessoas depois que o rio Passaic subiu quatro metros, para seu maior nível desde 1903. A secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano, e seu colega da Agricultura, Tom Vilsack, visitaram nesta terça-feira Virgínia e Carolina do Norte para avaliar os danos.

De acordo com as equipes de socorro, que continuam tentando ajudar nesta terça-feira os milhares de americanos ainda isolados pelas inundações, dois dias depois da passagem do furacão Irene, enquanto o número de mortes chegava a 49 em toda a região afetada. Segundo dados oficiais, ao menos 43 pessoas morreram durante a passagem do Irene pelos Estados Unidos, oito delas em Nova York, sete em Nova Jersey e seis na Carolina do Norte, onde o Irene tocou a terra no sábado com ventos superiores a 140 km/h.

O furacão já era responsável por cinco vítimas no Caribe antes de atingir o território dos Estados Unidos e se atribui ao fenômeno outra morte no Canadá, a de número 49, antes de se extinguir nesta terça-feira. Nos arredores de Wilmington, no estado de Vermont, a principal estrada está bloqueada pelo barro. Diversas rodovias não podem ser usadas depois de o Irene derrubar o equivalente a dois meses de chuva (210 mm) em apenas 24 horas.

"O problema é a inacessibilidade", explicou o chefe das operações de emergência, Dave Miller, à AFP. Suas equipes continuam extraindo veículos das águas cheias de barro e cortando árvores nas vias públicas, que na queda arrastaram também fiações elétricas. Em muitos locais, a ajuda de emergência teve de ser distribuída por barco ou por ar. A situação é a mesma em várias regiões dos estados de Nova Jersey e Nova York, onde vários centros comunitários e escolas foram transformados em abrigos. Em Paterson, Nova Jersey, as equipes com lanchas não paravam de resgatar e retirar pessoas depois que o rio Passaic subiu quatro metros, para seu maior nível desde 1903. "Há cerca de 500 (pessoas resgatadas) e a cifra está subindo", disse o sargento Alex Popov à CNN.

Ára de atuação do Irene por intensidade ao longo da costa leste dos EUA

Trajeto do Furacão Irene com a variação das categorias ao longo do seu trajeto.

Fontes:

http://www.jb.com.br/internacional/noticias/2011/08/31/obama-declara-situacao-de-grande-desastre-na-carolina-do-norte-e-ny/

http://www.google.com/hostednews/afp/article/ALeqM5h3886LiyyVP4A4JbUyAyLC1hc6vw?docId=CNG.4d452052f17815304ebe44b41fa11632.51

http://www.wunderground.com/hurricane/at201109.asp

http://quentinhasny.com/2011/08/26/furacao-irene/

Nenhum comentário:

Postar um comentário