quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Tempestade Irene ganha força nas próximas horas


O Furacão Irene que se formou no último domingo (21), trouxe fortes tempestades para a cidade de Punta Cana no Haiti desde ontem e, no início da madrugada de hoje houveram rajadas de vento de até 60 km/h quando passou próximo a costa como categoria 2 na escala Saffir-Simpson, fazendo com que o mar avançasse e houvesse deslizamentos de terra na região. Segundo a imprensa Dominicana, mais de 11 mil pessoas estão desalojadas, porém não houveram mortos ou feridos. A tempestade segue em direção as Bahamas a ao leste dos EUA onde ganhará força e poderá ter ventos de até 200 km/h onde deve chegar a categoria 3 nas próximas horas.

Em Santo Domingo o furacão Irene deve ganhar força nos próximos dias e pode atingir o sudeste dos Estados Unidos como uma forte tempestade no final desta semana, disseram meteorologistas nesta terça-feira. A previsão do Centro Nacional de Furacões dos EUA indicou que o Irene, agora classificado como uma tempestade de categoria 2, pode se tornar uma forte tempestade de categoria 3, com ventos alcançando 178 quilômetros por hora, antes de atingir a costa sudoeste dos EUA até o final de semana. O primeiro furacão da temporada de 2011 no Atlântico deve se deslocar paralelamente à costa leste da Flórida na quinta-feira para possivelmente chegar ao continente na Carolina do Sul ou do Norte no sábado. O Irene, a nona tempestade da temporada, deve ser o primeiro furacão a atingir os Estados Unidos desde que o Ike devastou a costa do Texas em 2008. A expectativa era de que a tempestade passasse ao norte da República Dominicana e do Haiti na manhã desta terça-feira e a sudeste das Bahamas no mesmo dia. O Irene estava se deslocando para o oeste-nordeste a 19 quilômetros por hora.

A tempestade tropical Irene, que está na região de Porto Rico, ganhou força nesta segunda-feira e foi elevada à categoria de furacão, o primeiro da temporada no Oceano Atlântico. O Irene, que segue para o Haiti e deve atingir a República Dominicana, também poderá chegar à Flórida e a outros Estados americanos, como Geórgia, Carolina do Norte e Carolina do Sul.

A passagem da tempestade por Porto Rico trouxe ao país enchentes, transbordamento de rios, queda de árvores e corte do serviço de energia elétrica. Segundo o governador Luis Fortuño, há cerca de 800 mil pessoas sem energia elétrica. Um total de dez estradas principais de Porto Rico está intransitável pela quantidade de água acumulada e queda de árvores e de postes de alta tensão. Além disso, mais de 100 mil casas estão sem receber água.

O governo decretou folga para seus funcionários, enquanto a Universidade e todo o sistema educacional também permanecerão fechados nesta segunda-feira. De acordo com o diretor do Serviço Nacional de Meteorologia de Porto Rico, Rafael Mojica, o Irene se transformou em furacão durante a noite, ao passar por Vega Baja, localidade do norte de Porto Rico.

Haiti

No Haiti, onde o furacão Irene deve chegar, centenas de milhares de pessoas no país ainda estão vivendo em barracas desde o terremoto de 2010. O país é particularmente vulnerável a chuvas pesadas que devem acompanhar o Irene. Em junho, mais de 20 pessoas foram mortas por enchentes e deslizamentos de terras. Segundo autoridades, o tremor de 2010 matou cerca de 230 mil pessoas e deixou mais de 1 milhão de pessoas desabrigadas. De acordo com a Organização Internacional para Imigração, cerca de 634 mil haitianos ainda vivem em acampamentos. Outras estimativas afirmam que 375 mil pessoas ainda permanecem nestes acampamentos.


Fontes:
http://jornaldotempo.uol.com.br/noticias.html/53432/

http://exame.abril.com.br/economia/meio-ambiente-e-energia/noticias/furacao-irene-ganhara-forca-antes-de-atingir-os-eua

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/furacao+irene+deixa+rastro+de+destruicao+em+porto+rico/n1597172489545.html

http://www.painelglobal.com.br/talk/destaque.php?id=dat_20110824-080435.incxxmeire_ruiz_20110824080435#WIN

Nenhum comentário:

Postar um comentário