domingo, 13 de janeiro de 2013

Águas de Janeiro - Parte 6


Vítimas das chuvas que atingiram a Região Serrana do Rio, na madrugada de 12 de janeiro de 2011, protestaram na tarde deste sábado, quand se completou dois anos da tragédia na serra fluminense. Na Praça Santa Tereza, no Centro de Teresópolis, mais de 100 pessoas juntaram-se para lembrar as vítimas da catástrofe. De acordo com Joel Caldeiras, presidente da Associação das Vítimas da Tragédia (Avit), o objetivo do encontro é chamar a atenção das autoridades para a necessidade de construção de casas, conclusão de vistorias e indenizações, recuperação de pontes e vias; além de atenção às famílias dos desaparecidos e apoio emocional aos atingidos.


Em contrapartida, a Secretaria estadual de Obras alegou ontem que recebeu apenas R$ 48 milhões dos R$ 80 milhões liberados pela União para o governo do estado recuperar 65 pontes, destruídas há dois anos durante as chuvas na Região Serrana, conforme informou Ilimar Franco, em sua coluna no GLOBO. Ainda segundo a secretaria, o dinheiro foi aplicado em 23 pontes. Dez delas, diz o órgão, localizadas em cinco municípios, foram entregues. O restante deve ficar pronto até fevereiro deste ano. Será? 


De acordo com o secretário estadual de Obras, Hudson Braga, as 42 pontes que restam estão em processo licitatório. O edital de licitação depende de análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O prazo do convênio firmado com o Ministério da Integração Nacional expira em março. Hudson Braga informou que vai pedir a prorrogação por mais 12 meses. 

Depois disso, imagino que nossas autoridades deveriam pensar em criar processo que possibilitem agilizar a reconstrução de áreas atingidas, pois é inadmissível vivermos e presenciarmos uma lentidão imensa, que compromete a vida das vítimas, que nunca recomeçam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário