quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Sistema Atmosférico no Sudeste no dia 3 de janeiro de 2013

Embora a situação atmosférica ainda esteja em neutralidade com relação ao desenvolvimento do fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS) na região equatorial do Oceano Pacífico, permanece o padrão desfavorável à ocorrência de chuvas sobre o norte da Região Nordeste do Brasil. Para o centro-sul da Região Sul, a previsão indica maior probabilidade de chuvas na categoria acima da faixa normal (45%), em associação ao aquecimento das águas superficiais adjacentes à costa das Regiões Sul e Sudeste do Brasil, que ainda pode persistir nos próximos meses. Nas demais áreas do Brasil, a previsão indica o padrão climatológico, com igual probabilidade de chuva para as três categorias (abaixo, normal e acima da normal climatológica). 

Nesta quinta-feira (03/01) o tempo ainda ficará instável em parte da região Sudeste do Brasil. No centro-sul do Rio de Janeiro, principalmente, entre a região serrana e litoral, incluindo a capital fluminense, haverá muitas nuvens e chuva a qualquer momento. Nestas áreas persiste a condição de chuva forte e acumulados significativos. 

A atuação de uma frente fria favorece a condição de tempo, bem como a ocorrência de chuva forte a qualquer momento do dia entre o Vale do Paraíba e sul do Rio de Janeiro. Em alguns municípios fluminenses, os volumes acumulados passam de 50mm. 

Também há previsão de chuva, de forma mais fraca e isolada, para a metade norte do Rio de Janeiro e grande parte de Minas Gerais e São Paulo. O Espírito Santo e nordeste mineiro seguem sendo a exceção a regra e terão mais um dia de tempo firme. As temperaturas respondem a distribuição da nebulosidade e a tarde será de temperaturas amenas em toda a faixa leste de São Paulo, sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro. 

As imagens a seguir demonstram a situação atmosférica, por meio das imagens de satélite (GOES) do dia 3 de janeiro de 2013, bem como o mapa da distribuição das chuvas, no território nacional elaborado pelo CPTEC e também da empresa agropecuária Ouro Fino.

Imagem de Satélite GOES do dia 3 de janeiro de 2013. (América do Sul)


Imagem de satélite da região Sudeste, no dia 3 de janeiro de 2013.

Distribuição da pluviosidade em 2/1/13.



Nenhum comentário:

Postar um comentário