quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Águas de Janeiro - Parte 9 - chuva forte no RJ

Na cidade do Rio de Janeiro, um temporal que atingiu nessa terça-feira (15), bairros da zona norte, à noite, deixando muitos estragos. Nesta manhã de quarta-feira (16), em uma das áreas mais atingidas pelas inundações, a Tijuca, ainda tem pontos de alagamento. Os carros tinham dificuldade para transitar, alguns até desistiam no meio do caminho, por conta de uma poça formada por um bueiro entupido. A cidade continua em estado de atenção, com previsão de chuva de moderada a forte. As áreas mais afetadas da cidade foram a Zona Oeste e a Zona Norte, na região da Grande Tijuca.

A Defesa Civil recebeu 49 chamadas de 17h00min dessa terça, até as 5h00min desta quarta. Várias ruas ficaram alagadas, um grande congestionamento se formou na volta para casa. A água chegou na beira das lojas e bueiros ficaram entupidos por conta do lixo- os garis tiveram trabalho para fazer toda a limpeza. Pessoas andaram com água pelo joelho e sete casas da Tijuca foram interditadas pela Defesa Civil. Imóveis ficaram inundados com pedra, área e lama.

Segundo a Defesa civil A região da Grande Tijuca registrou elevado índice pluviométrico acumulado na noite desta terça-feira (15-1-2013). As sirenes do Sistema de Alerta e Alarme da Prefeitura do Rio foram disparadas em seis comunidades pela primeira vez em 2013: Macacos, Borel, Salgueiro, Mangueira, Parque Candelária e Parque Vila Isabel. O Rio Maracanã transbordou. Houve alagamentos na Praça da Bandeira, Tijuca e Maracanã. O trânsito ficou caótico nessas regiões.

De acordo com o Alerta Rio, na estação São Cristóvão, choveu, das 19h15 às 22h, 36,5% da média mensal de chuva para o mês de janeiro. As equipes da Prefeitura registraram pontos de alagamento principalmente na região da Grande Tijuca, do Catete e de São Cristóvão. A CET-Rio interditou os acessos à Praça da Bandeira, a partir das 20h30, por medida de precaução. Quando o nível d’água baixou no local, os acessos foram progressivamente liberados, a partir de 21h40. O órgão utilizou 350 agentes de tráfego, 30 reboques e 30 paineis informativos durante a operação em toda a cidade. Já a Guarda Municipal utilizou 497 operadores, 6 reboques e 39 viaturas durante o evento. As equipes operacionais continuam de prontidão.


ZCAS atuando às 21 horas de Brasília no dia 15 de janeiro de 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário