terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Chuvas na Austrália

As inundações que atingem o nordeste da Austrália deixaram mais zonas isoladas nesta terça-feira (04) pelo aumento do nível dos rios, enquanto o exército segue distribuindo provisões na região, informaram fontes oficiais.Em Rockhampton, cidade de 75 mil habitantes situada no litoral do estado de Queensland, todos os acessos ficarão fechados nesta terça, situação que segundo as autoridades seguirá por pelo menos duas semanas. Cerca de 500 casas foram evacuadas e outras 1.200 estão cercadas pela água à espera de o rio Fitzroy atingir seu nível máximo na quarta-feira. Mosquitos estão se proliferando na água suja e haverá cortes de eletricidade, segundo as autoridades, que acertaram com o exército a entrega de 50 toneladas de alimentos e produtos de primeira necessidade à cidade.

As chuvas contínuas,. também pode afetar seriamente as exportações de minério de ferro da Austrália , já que a temporada de chuvas ainda deve durar de 3 a 4 meses e há a expectativa de um número maior do que o habitual de ciclones tropicais. A análise foi feita pelo Commonwealth Bank of Austrália. Até o momento, os persistentes ciclones tropicais e as chuvas pesadas têm causado apenas pequenos impactos na região mineradora australiana de Pilbara, ao mesmo tempo que a demanda por minério importado, particularmente por parte da China, resiste aos elevados
níveis de preço. O banco observou que há dificuldades em assegurar o suprimento de minério indiano, devido a restrições à exportação no estado indiano de Karnataka, investigações de corrupção no estado de Orissa e uma greve de caminhoneiros em Goa. De acordo com o Commonwealth Bank of Austrália, tais problemas significam que o mercado transoceânico de minério de ferro permanece muito apertado, apesar do aumento de 33% nas exportações de minério do Brasil em dezembro, para 32,2 milhões de toneladas. Esse foi o maior volume de exportação de minério brasileiro desde maio de 2008 e bem acima dos 24,2 milhões de toneladas de dezembro de 2009. No mercado à vista, a cotação do minério de ferro com 62% de ferrocromo para entrega em portos da China está firme em torno dos US$ 165 a US$ 170 por tonelada. As informações são da Dow Jones.

Nenhum comentário:

Postar um comentário