quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Tragédias recorrentes na região serrana do Rio de Janeiro - Petrópolis

Caso a chuva forte persista nos próximos dois dias, o Centro de Petrópolis passará a ter risco de deslizamentos de terra”. O alerta é do engenheiro agrônomo Rolf Dieringer, que faz o monitoramento do solo na região. “Nos últimos três dias choveu o equivalente a 80 milímetros, o que não representou risco para o Centro da cidade e ficou muito longe da quantidade que caiu sobre a região de Itaipava. Mas, caso chova mais de 60 milímetros nos próximos dias, o risco passa a ser significativo.
Dentro das previsões do tempo é possível que isso aconteça”, informou. Este estudo é realizado dentro do projeto Vigilantes da Chuva, que é um trabalho técnico científico desenvolvido por Rolf, desde 1988 (ver a tragédia na figura abaixo), que foi adotado pela prefeitura de Petrópolis em 1989. “O pluviômetro caseiro, que é utilizado pela Defesa Civil, é derivado deste trabalho”, afirmou o engenheiro.
De acordo com a meteorologista do Terra Tempo, Edilene Moraes, a previsão é de chuva forte para a região até a próxima semana. “A situação é de alerta, como previnem os órgãos públicos. Pode haver um volume significativo de chuva atravessando este fim de semana. A expectativa é de que chova até o dia 17, mas a previsão pode mudar ao longo do tempo”, informou. Segundo ela, com a passagem de uma frente fria, a sexta-feira e o sábado poderão ter temperaturas mais baixas. “A entrada do ar frio pode fazer com que haja queda na temperatura no fim de semana”, considerou. Edilene disse também que a quantidade de chuva não deve ser medida apenas pelo acumulado do dia. “Não depende do número de dias que chove, mas sim da intensidade da chuva. Às vezes, em dez minutos pode chover mais que em um dia inteiro. O quadro é muito complexo, pois o risco de deslizamentos não depende só da chuva, mas de fatores geológicos e também das condições das construções. A recomendação é de alerta”, concluiu a meteorologista.

Fonte: Diário de Petrópolis


Nenhum comentário:

Postar um comentário