domingo, 16 de janeiro de 2011

Enquanto isso, em Minas Gerais, as chuvas também castigam

Pelo menos mil pessoas tiveram que deixar suas casas por causa de inundações em Itamonte (MG), aumentando para 2 mil o número de desalojados no estado. A prefeitura de Itamonte decretou situação de emergência. As ruas do centro da cidade estão alagadas desde a quinta-feira. A BR-354 está tomada pela água e o trânsito só fluía em meia pista. Pelo menos 15 barreiras caíram na estrada.
As águas do rio Capivari subiram 5 metros acima do nível normal e deixaram 100 pessoas desalojadas. Uma via de acesso ao Estado de São Paulo foi interditada por deslizamento de terra. Já na cidade de Alagoa, também no sul do Estado, cerca de 200 pessoas ficaram desalojadas por conta de cheias dos rios Aiuruoca e Ribeirão Vermelho. Em Carvalhos, afluente do rio Aiuruoca subiu 6 metros acima do normal, atingiu parte da área urbana e deixou duas comunidades rurais isoladas. O secretário de assistência social da prefeitura, André Salomão de Almeida, disse que casas foram inundadas e algumas desmoronaram na zona rural do município. “Essa enchente foi a maior que já ocorreu na cidade. As pessoas perderam muitas coisas e estão alojadas em casa de vizinhos, amigos ou parentes”, afirmou.
Na mesma região, os municípios de Camanducaia, Ouro Fino, Conceição do Rio Verde, Cambuquira, Pouso Alegre, Lavras, Espírito Santo do Dourado, entre outras, registraram na semana passada problemas com cheias de rios, deslizamentos de encostas, desabamentos de casas ou inundação de ruas por conta de enxurradas.
O acesso à cidade de Conceição do Rio Verde está sendo feito por um distrito do município. As chuvas abriram uma cratera em estrada da localidade. Na cidade de Lavras, duas casas desabaram após o terreno, onde foram erguidas, ter se movimentado em decorrência dos temporais.

Segundo o Balanço da Defesa Civil é que em todo o Estado, quase oito mil pessoas ficaram desalojadas e 1.031 desabrigadas. Foram registradas 11 mortes. No total, mais de 150 mil moradores foram afetados pelas enchentes. A Defesa Civil informou ainda que, 11 depósitos em todo o Estado estão abastecidos com cobertores, colchões, cestas básicas, kits de medicamentos, lonas e telhas para fornecer aos municípios que tiverem problemas com a chuva. Desde o começo do período chuvoso, em setembro deste ano de 2010, 36 municípios decretaram situação de emergência e 51 comunicaram ocorrência de chuvas fortes.

Quanto ao tempo, a previsão do sítio Climatempo é que neste domingo, uma frente fria permanece semiestacionária no Sudeste, mantendo condições para chuva principalmente sobre RJ, sul do ES, grande parte de MG, estendendo pelo GO, reforçando chuva também em MT e TO. Massa de ar seco ganha força no Nordeste, apenas oeste do MA fica sujeito a pancadas de chuva. Tempo segue aberto no RS, mas instabilidades localizadas provocam pancadas de chuva em SC, PR e SP. Vento que sopra de leste traz muita umidade e chuva periste na costa do PR e do norte de SC, conforme pode ser visto na figura a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário