segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

New York Times compara as tragédias do Brasil e da Austrália

A tragédia na região serrana do Rio de Janeiro está provocando um debate entre os especialistas sobre a falta de preparo do país para lidar com desastres como esse, segundo afirma reportagem publicada nesta segunda-feira pelo diário americano The New York Times." Comunicações, eletricidade e água potável ainda faltam em várias áreas, levando os especialistas em desastres a lamentar a falta de preparo do Brasil para chuvas fatais, que eles dizem estarem se tornando mais comuns", afirma o texto.

O jornal observa que as enchentes e deslizamentos de terra que deixaram mais de 600 mortos são o maior desastre natural do Brasil em números de mortos, num país historicamente "abençoado como quase nenhum outro país de seu tamanho por ser quase livre de calamidades do tipo". "Terremotos, ciclones, furacões, nevascas, vulcões em erupção - nenhum se mostrou uma ameaça ao Brasil", diz o diário. Uma especialista das Nações Unidas sobre desastres ouvida pelo jornal comenta que até recentemente as secas eram o desastre natural mais conhecido e mais custoso ao Brasil, mas que ultimamente as enchentes e tempestades vêm se tornando cada vez mais comuns.

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,apos-tragedia-brasil-discute-falta-de-preparo-para-desastres-diz-nyt,667212,0.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário