terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ZCOU volta atuar no Sudeste (18/1/2011)

Depois de um calorão de 36,0°C nuvens carregadas se formaram sobre o Rio de Janeiro, provocando chuva forte, com muitos raios e rajadas de vento na capital nesta terça-feira., conforme pode ser visto na figura ao lado que mostra o morro dois irmãos, no Leblon, coberto de nuvens carregadas e um belíssimo raio, uma foto de rara beleza. A foto foi obtida no sítio do G1. Segundo a Geo-Rio o acumulado de chuva chegou a 54 mm no Grajaú, 52 mm em Bangu, 42 mm no Mendanha, 27 mm em Irajá e em Anchieta, 23 mm no Vidigal, 21 mm na Rocinha, 20 mm na Tijuca, em Jacarepaguá, na Barra e no Méier. As pancadas de chuva começaram por volta de 16h30 e duraram até 18h30. No momento chove fraco na cidade e a temperatura é de 25 graus no aeroporto do Galeão, na zona norte carioca.

Ainda no dia de hoje(18/11/2011), áreas de instabilidade associadas ao forte calor e à presença de um canal de umidade (ZCOU) - conforme pode ser visto na figura a baixo. provocou temporais sobre a capital do estado de SP e em grande parte da Região Metropolitana condição meteorológica prevista com, pelo menos, 48h de antecedência pelo GPT/CPTEC que, mais uma vez, enviou avisos à Defesa Civil. As fortes chuvas vieram acompanhada de muitos raios e rajadas de vento e resultaram em alagamentos, transbordamentos de diversos córregos e rios que cruzam a capital do Estado causando muitos prejuízos à população. O grupo de Gerenciamento de Emergência (CGE) colocou toda a capital em Estado de Atenção até o início da noite. As fortes chuvas atingiram também cidades do ABC paulista, região de Mogi das Cruzes, Baixada Santista, Paraibuna.

Em Minas Gerais, a quarta-feira o sol predomina em todo o Estado, na parte da manhã e ao entardecer, o aquecimento diurno pode provocar o aumento da nebulosidade e a formação de chuvas localizadas, nas região do Triângulo Mineiro, Sul de Minas e a Zona da Mata.


Nenhum comentário:

Postar um comentário