sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Um mapa das chuvas nos dias 11 e 12 de janeiro de 2011

Na análise da carta sinótica de superfície das 00Z de hoje (12/01/2011), observa-se uma Zona de Convergência de Umidade (ZCOU) estendendo-se do sudeste do AM até o sul de MG, RJ e Atlântico . No oceano, este sistema acopla-se a uma onda frontal com baixa pressão de 1001 hPa, posicionada em 36S/40W. Ao sul deste cilcone há uma área de alta pressão que está conectada à Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS). Um sistema frontal frio de fraca intensidade é observado sobre o sudeste da Argentina. Já o ramo quente deste sistema está acoplado a uma frente estacionária no Atlântico. Ao sul de 40S, entre o Pacífico e o Atlântico, tem-se a atuação de sistemas frontais transientes. A ASAS está centrada por volta de 32S/11W (fora do domínio desta carta), com núcleo pontual de 1028 hPa. A Alta Subtropical do Pacífico Sul (ASPS) tem valor de 1023 hPa centrada em torno de 30S/100W. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) oscila em torno de 5N e 8N sobre o Pacífico e entre 2N e 4N sobre o Atlântico.

A repercussão dos sistemas de ZCOU e ZCAS para os Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e norte de São Paulo, pode ser visualizado no mapeamento pluviométrico elaborado pelo SIMGE (Minas Gerais) órgão responsável pelo monitoramento dos fenômenos clima´ticos no Estado de Minas Gerais.

Distribuição da Pluviosidade no dia 11/1/2011
Distribuição da Pluviosidade no dia 12/1/2011
As chuvas se intensifiacaram na madrugada do dia 12. Em Minas Gerais, cidades da Zona da Mata Mineira receberam o alerta de fortes chuvas, e a cidade no qual moro, Teixeiras-MG divulgou o informe do alerta via carro de som no horário do BBB da Globo. Nos chamou a atenção, pois nunca antes nessa cidade, que resido a 4 anos, emitiu um sinal de alerta, mesmo sofrendo muito com as chuvas de 2006 e 2008, que assolaram o Estado de Minas Gerais, especificamente, a Zona da Mata Mineira.

Esse comemtário a respeito do Alerta, se deve a minha indiquinação, quanto aos governantes do poder executivo local, que vão a público posar de cordeirinhos do céu, dizendo que não sabiam de nada. Até parece que os memos deixam de ser cidadãos e de saber que vivemos em um país tropical, onde Janeiro chove e epnas cessa com as águas de março fecahnado o verão. A desculpa do eu não sabia, não serve mais para explicar a porta arrombada. Agora estamos na ultima contagem de 537 óbitos confirmados na região serrana do Rio de Janeiro. Mas não podemos esquecer que os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, que também ficam na rota das zonas de convergência estão em situação de risco também. Apesa de não registrarem tantas vítimas fatais, a infra-estrutura de muitas cidades pequenas está totalmente destruída.

Nesse momento (14-1-2011 às 19:50), a elevada quantidade de nuvens na atmosfera inferior, persiste para os Estado do Rio de Janeiro e Minas Gerais, conforme pode ser visto nas imagens a seguir do INPE e do SIMGE, respecivamente.

No sábado (15/01), de acordo com o INPE, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) continuará atuando sobre o país e por isso haverá muitas nuvens e pancadas de chuva na Região Norte, Centro-Oeste e sobre MG, ES e RJ. Em algumas localidades a chuva poderá ser mais forte e causar transtornos à população.
Por isso, recomenda-se acompanhar os boletins de tempo e orientações da Defesa Civil. No leste do Nordeste o dia será de sol e variação de nuvens. Na faixa litorânea de SP até o litoral nordeste de SC e sul de SP o tempo ficará encoberto com chuva isolada. No sul do RS o sol aparecerá entre poucas nuvens. Nas demais áreas do RS e de SC o calor e a alta umidade causarão pancadas de chuva. Nas demais áreas do país a chance de pancadas de chuva será menor. As temperaturas estarão estáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário