terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Acaiaca decreta situação de emergência em Minas Gerais


O município de Acaiaca, na Zona da Mata, é o 19º a decretar situação de emergência devido as fortes chuvas que atingem Minas Gerais. Segundo boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual neste domingo (18), a prefeitura local contabiliza 159 pessoas desalojadas e 37 desabrigadas. Assim como Barra Longa, cidade limítrofe que também integra a lista, o município foi castigado pelo aumento no nível de água do Rio do Carmo, que causou inundações que atingiram prédios públicos e avenidas locais. A Defesa Civil informa que cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Campo das Vertentes e Zona da Mata devem alertar a população quanto ao risco de alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos de encostas, evitando a permanência em áreas de risco. No último sábado, o município de Florestal, na Região Central de Minas Gerais, também decretou situação de emergência, depois da elevação do nível do Ribeirão Camarão, que alagou a cidade. Na manhã deste domingo, a Defesa Civil Estadual contabilizou 153 famílias afetadas, 11 pessoas desabrigadas e quatro casas destruídas. Não foram registradas vítimas fatais por causa da enchente. Ainda conforme a Defesa Civil, serão enviados suprimentos para a cidade, como cestas básicas e cobertores, ainda hoje. Segundo a prefeitura, uma granja, na zona rural da cidade, perdeu cerca de 18 mil frangos, depois do temporal de sábado.

Ainda conforme a prefeitura, uma parte da cidade ficou sem luz depois da queda de uma ponte, mas a energia elétrica foi reestabelecida nesta manhã. A dona de casa Glória da Rocha, de 64 anos, moradora de Florestal, contou que o clima ainda é de apreensão na cidade. Sua residência, na Rua Juvelino Faria, está localizada na Região Central do município, a parte mais afetada pelo temporal e, segundo ela, muitas pessoas estão deixando suas residências. “Os bombeiros nos orientaram a sair das nossas casas por causa de duas represas comprometidas do ribeirão. Se elas estourarem, tudo vai ficar inundado de novo”, disse. “A chuva não parou, desde 6 horas da tarde de ontem e todo mundo fica com muito medo de tudo acontecer outra vez”. Ainda conforme a Defesa Civil Estadual, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar estão nos locais afetados tomando providências para reestabelecer a normalidade o mais rápido possível.

Fonte: http://www.hojeemdia.com.br/minas/acaiaca-e-a-19-cidade-a-decretar-situac-o-de-emergencia-em-minas-gerais-1.383219

Nenhum comentário:

Postar um comentário