segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Chuvas atormentam o mês de Dezembro em Minas Gerais

No Estado de Minas Gerais, 19 cidades já decretaram situação de emergência por conta das chuvas ocorridas no Estado desde outubro, segundo boletim da Defesa Civil Estadual divulgado nesta segunda-feira, 19. Só em dezembro, sete cidades já se encontram nesta situação, entre elas Belo Horizonte, Acaiaca, Barra Longa, Florestal, Mariana, Buritizeiro e Formiga.

De acordo com o levantamento, 61 municípios foram afetados pelas chuvas neste período, que atingiram 21.480 pessoas. Deste total, 459 ficaram desalojados e 30 ficaram desabrigados. Duas pessoas morreram, uma em outubro, em Reduto, e outra em novembro, em Governador Valadares.

As chuvas deste fim de semana afetaram a estrutura de terra de um pequeno açude em Esmeraldas, perto de um ramal da Ferrovia Centro-Atlântica, na região metropolitana de Belo Horizonte. Foi feita uma avaliação preliminar no domingo à noite e nesta segunda-feira pela manhã será feita nova vistoria. Nas cidades históricas de Mariana e de Ouro Preto, muitas famílias tiveram que abandonar as casas onde moravam. A situação é pior em Mariana, na região central do estado, onde 300 pessoas foram afetadas e o abastecimento de água e de energia elétrica foi cortado. Já em Belo Horizonte, as chuvas continuam atingindo a cidade, que registrou diversos pontos de alagamento, com interrupção de tráfego, pessoas desalojadas e risco de escorregamento de encostas.

De acordo com as imagens obtidas, junto ao INPE, as chuvas continuaram e a zona da mata já começa a apresentar sinais de emerfência e alerta para municípios as margens do rio Piranga, conforme informação contida na página da CPRM.


Total de chuva mensurado por radar - CPTEC-INPE (Dia 19-12-2011)

Sistema de alerta do Rio Doce (Dia 19/12/2011).



Nenhum comentário:

Postar um comentário