sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Inundação em Linhares-ES

O nível do Rio Doce já ultrapassou a cota de inundação em Linhares, no Norte do Estado. Conforme boletim do Sistema de Alerta de Cheias da Bacia do Rio Doce divulgado na manhã do dia 30/11/11 (quarta-feira), o nível do rio atingiu a cota de 3,88m.
Cinquenta e oito moradores do bairro Olaria, em Linhares, estão desabrigados e outros sete desalojados por causa do aumento no nível do Rio Doce. A marca chegou aos 4,22 metros - 42 centímetros acima da cota de inundação - às 11h desta quinta-feira (01). A previsão é de que a quantidade de chuva nas cabeceiras faça o nível do manancial subir ainda mais.

Hoje (2/12/11) de acordo com o coordenador da Defesa Civil em Linhares, Antônio Carlos dos Santos, os desalojados estão instalados na casa de parentes. Já os desabrigados foram levados para o ginásio de esportes do bairro Araçá. E a previsão é de que outras pessoas sejam encaminhadas ao abrigo nos próximos dias. "Mais gente deveria ter sido levada para o abrigo, mas algumas pessoas só deixam as residências em último caso, aos 45 minutos do segundo tempo", disse.

O Rio Doce atingiu a marca de 4,22 metros às 11h de hoje (2/12/2011). Segundo Santos, no ano passado, o rio chegou a 5,8 metros e 81 pessoas foram retiradas de casa. "Este ano, a previsão é de que o volume das chuvas nas cabeceiras do manancial seja até 40% maior em comparação com os anos anteriores. Então, o nível deve subir ainda mais. Mas a Defesa Civil está preparada", afirma.


Colatina

O nível do Rio Doce já ultrapassou a cota de alerta em Colatina, no Noroeste do Estado. Conforme o boletim, o nível do manancial estava em 5,01m às 7 horas desta quarta-feira (30), acima da cota de alerta de 4,70m. A cota de inundação no município é de 5,20m.

A Defesa Civil Estadual divulgou no dia 30/11/2011 os números gerais de danos e prejuízos provocados pelas intensas chuvas que atingem o Espírito Santo desde o último sábado (26/11/2011). Até o momento foram registrados 59 pessoas desabrigadas, 343 desalojadas, 959 afetadas e duas pessoas feridas. Além das pessoas afetadas, 70 edificações foram danificadas ou destruídas e 18 bairros ou distritos atingidos. Uma das incidências mais graves ocorreu no município de Barra de São Francisco, Região Norte do Estado, onde enxurradas deixaram 300 pessoas desalojadas. Em dois bairros do município cerca de 50 famílias foram retiradas de suas residências, devido ao risco de deslizamento de encosta.


Entre os incidentes, a Defesa Civil registrou vendaval em São Domingos do Norte, deslizamentos em Vitória, Vila Velha e Colatina, alagamentos em Serra e Cariacica, e exurradas em Barra de São Francisco e Santa Leopoldina. Até o momento, nenhum município decretou situação de emergência e os órgãos municipais têm conseguido controlar as situações. A Defesa Civil Estadual informou que vai prestar todo o apoio necessário à população atingida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário