quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Situação de emergência em Minas Gerais devido à chuva

Apesar de a chuva ter dado uma trégua em Belo Horizonte e região, nas últimas horas, mais um município mineiro decretou situação de emergência por causa dos temporais. De acordo com boletim divulgado nesta quarta-feira (21) pela Defesa Civil Estadual subiu para 22 o número de cidades gravemente afetadas. O último município a decretar emergência foi Paulistas, na região do Rio Doce, distante cerca de 304 Km de Belo Horizonte, próximo aos municípios de Rio Vermelho e Materlândia. De acordo com a Defesa Civil, outras 51cidades mineiras já foram afetadas, sendo 73 ao todo. Até o momento, 783 pessoas estão desalojadas, 93 desabrigadas e duas já morreram em decorrência das chuvas. Já em relação aos danos materiais, 1.512 casas foram danificadas e 39 destruídas. Ainda conforme o órgão, desde o início do período chuvoso 22.826 foram atingidas pelos temporais.

Ainda sobre o sistema de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), o INPE observou que o memso vem favorecendo acumulados significativos de chuva em áreas do Norte, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, além do oeste da Bahia. Com relação ao Centro-Oeste, o volume de chuva registrado em Brasília do 1° de dezembro até as 9 horas (local) da segunda-feira (19/12) é de 221 mm, conforme medições do Inmet. Este valor representa 90% da média climatológica para dezembro que fica em torno de 246 mm. Ainda de acordo com o Inmet, em novembro a chuva também ficou 44% acima da média. Na tarde de ontem (19/12), uma forte temporal atingiu vários pontos da capital federal provocando alagamentos.
No oeste da Bahia, a chuva registrada na última semana foi bastante volumosa, principal característica da atuação e persistência da ZCAS. Segundo medições do Inmet, a chuva registrada em 19 dias de dezembro foi de 215,6 mm em Barreiras e 219,2 mm em Luis Eduardo Magalhães. O mapa abaixo relativo a precipitação acumulada do dia 01 ao dia 19 de dezembro, mostra o volume registrado neste período para as áreas citada acima e demais áreas do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário