terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Chuva de granizo assusta moradores e deixa ruas de Belo Horizonte alagadas

A chuva que atingiu Belo Horizonte e região metropolitana, no início da noite desta segunda-feira (12), deixou várias ruas e avenidas completamente alagadas. Em alguns pontos da capital, motoristas procuraram lugares seguros para se proteger da chuva de granizo. No bairro Nova Gameleira, por exemplo, na região Oeste da capital, o tamanho das pedras impressionou os moradores, assim com na avenida Tereza Cristina, altura do bairro Calafate, onde motoristas procuraram abrigo em um posto de combustíveis no sentido Centro.

Até às 19h, o Corpo de Bombeiros tinha recebido três registros de queda de árvore. Na rua Eduardo Porto, no bairro Cidade Jardim, região Centro-Sul da cidade, a árvore atingiu parte da rede elétrica e ninguém ficou ferido. No mesmo bairro, desta vez na rua Manoel Couto, outra árvore caiu e interditou parte da via. O terceiro chamado foi na rua Marechal Bitencourt, no Gutierrez. Há informações ainda de outra árvore caída na altura da praça Raul Soares, complicando ainda mais a situação na região central de BH. Sobre falta de energia elétrica, comum em chuvas fortes na capital, conforme a Cemig, parte dos bairros Gutierrez, região Centro-Sul; Horto, região Leste; Jardim América e Nova Suissa, região Oeste, ficaram no escuro.

Segundo leitores e internautas, parte da avenida Pedro II está alagada e os motoristas encontram dificuldade para passar pelo local. Na avenida Francisco Sá, região Oeste, uma viatura do Corpo de Bombeiros foi acionada para socorrer duas crianças que estariam dentro de um carro arrastado pela enxurrada. Na avenida Platina também há registro de alagamentos. Até o momento não há informações sobre acidentes ou feridos. Outro veículo arrastado foi na avenida Barão Homem de Melo, onde uma Kombi não resistiu à enxurrada sendo arrastada após alagamento da via. Outros pontos de alagamentos citados por internautas são na avenida Silva Lobo, embaixo do viaduto da avenida Amazonas, sentido Centro; na região da Savassi, além da avenida Tereza Cristina, altura do bairro Carlos Prates, sentido Contagem, onde veículos também ficaram alagados em ruas perpendiculares no sentido Padre Eustáquio. Neste ponto, motoristas reclamam que cegaram a ver o semáforo abrindo e fechando dezenas de vezes sem que conseguissem mover os veículos.

Com o volume de água que atingiu a cidade, o nível do ribeirão Arrudas aumentou muito. Motoristas e pedestres que passarem pelo entorno devem redobrar a atenção, principalmente na altura dos bairros Salgado filho e Betânia. E os motoristas devem mesmo ter paciência. Segundo a BHTrans, há também pelo menos 30 semáforos com problemas na capital, complicando ainda mais a volta pra casa. Em nota a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil continua recomendando à população que evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos localizados. Além disso, a população deve evitar lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes. O órgão recomenda ainda atenção especial e redobrada nas áreas de encostas e morros, pois o volume de chuva pode deixar o solo bastante encharcado, o que aumenta o risco de deslizamentos.

Fonte: http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=137829,NOT

Nenhum comentário:

Postar um comentário