segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

ZCAS causa acumulados de chuva expressivos em MG

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) segue atuando pelo país e causando chuva significativa do Norte ao Sudeste. O Estado de MG vem sendo o mais castigado pela persistência da chuva com registro de acumulados de mais de 100 mm em 24 h em algumas localidades. Entre a sexta-feira e a manhã do sábado (17/12) acumulou 149 mm em João Pinheiro (pouco mais de 70% da média para dezembro), na faixa oeste de MG. No domingo (18/12), o acumulado chegou a 100 mm em Dores do Indaiá, no sudoeste do Estado (35% da média histórica da cidade). Em Florestal, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a chuva intensa provocou grandes alagamentos, onde a força da enxurrada destruiu pontes, muros e várias casas. Pelo menos 150 casas tiveram estragos e duas comunidades rurais ficaram isoladas com a queda de pontes. Entre a manhã do sábado e manhã deste domingo (18/12) eram registrados 107 mm de chuva em Florestal.

Em Belo Horizonte, uma das cidades mais castigadas pelas chuvas, o volume acumulado de chuva entre às 21 horas de sábado (17/12) e às 09 horas de domingo (18/12) foi de 92 mm. Conforme medições do Inmet, em Belo Horizonte, a chuva acumulada neste mês de dezembro até o sábado (17/12) somava 430 mm de chuva, valor que já é 35% superior à média do mês de dezembro que fica em torno de 319, 4 mm. A maior parte deste volume de chuva, quase 300 mm, aconteceu entre os dias 13 e 17 de dezembro. Em Uberlândia, segundo informações da Defesa Civil local, vários pontos ficaram alagados e de acordo com o Inmet, a chuva registrada em apenas 60 minutos chegou aos 40,6 mm. Em Pará de Minas, no centro-oeste do Estado mineiro, uma forte pancada de chuva de 64 mm provocou muitos estragos na madrugada de sábado (17/12). Conforme a Defesa Civil, a chuva intensa formou enxurradas que destruíram muros e algumas residências.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, no domingo, o número de municípios que decretaram emergência, desde o início das chuvas somava de 18. Cerca de 460 pessoas ficaram desalojadas e 30 desabrigadas e 2 pessoas morreram. Com relação às chuvas registradas em Belo Horizonte, desde o mês de outubro as mesmas têm ficado acima da média climatológica, situação esta que vem contribuindo para que o solo fique encharcado, o que contribui para inundações e deslizamentos de terra. Em outubro choveu 50% a mais que a média e no mês de novembro, a chuva foi quase 30% acima da média. Entretanto, neste mês de dezembro (mês mais chuvoso nesta cidade) o volume de chuva em 18 dias excedeu a média em 60%, com total de 516 mm acumulados. No decorrer desta segunda-feira (19/12) a ZCAS seguirá atuando e provocando, além de chuva forte em alguns pontos, acumulados de chuva expressivos. Com relação ao Estado de MG há previsão de chuva forte na Zona da Mata Mineira, sul, centro, oeste e nordeste de MG (incluindo a Capital). Nestas áreas os acumulados de chuva estimados oscilarão entre 30 e 70 mm, sendo que os impactos dependerão do grau de vulnerabilidade da área afetada.


Fonte: http://www.cptec.inpe.br/noticias/noticia/20290

Nenhum comentário:

Postar um comentário