quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Governador Valadares em Alerta

GOVERNADOR VALADARES – O nível do Rio Doce continua subindo nesta quarta-feira (30), aumentando também o número de atingidos pela enchente que começou na terça-feira em Governador Valadares, Leste do Estado. No início da tarde, atingiu 2,54 metros, com previsão de chegar a 2,64 metros à noite, inundando ruas dos bairros São Pedro e Santos Dummont principalmente através do refluxo pelos bueiros. A média do nível do Rio Doce mantida durante a maior parte do ano é de 80 centímetros. Apesar das previsões de recuo do manancial, a população estava apreensiva. Mais de 500 pessoas já foram atingidas.

“O rio está subindo rápido demais. Não podemos confiar totalmente nas previsões”, avisa o pedreiro Joelson Vieira, de 32 anos, que bem cedo já estava às margens do rio, no Bairro São Pedro, tentando calcular quanto ele subia por minuto. Não conseguiu. “Todo ano é a mesma coisa e ninguém faz nada. Estou cansado de subir e descer os móveis todo final de novembro e passar o Natal dentro d'água”, reclama o comerciante Carlos Alberto Ramos, de 64 anos. Ele mora em outro extremo da cidade, na Avenida Washington Luiz, Bairro Santa Rita, região conhecida como “baixada do quiabo”. Há dois dias o idoso não sai de casa.

Dez homens e três caminhões foram colocados à disposição dos moradores. “A previsão que temos é que vai chegar a 2,64 metros e depois baixar”, avisou. Com 3 metros, o Rio Doce inunda ruas da Ilha dos Araújos. As áreas de risco para desabamento também preocupam a Defesa Civil. Há uma semana uma equipe formada por bombeiros e servidores vistoriam as áreas em busca de locais que precisam de intervenção e de famílias que devem ser removidas para abrigos. Segundo o presidente da Comdec, o último levantamento feito em 2009 apontava para a existência de 2,6 mil famílias em áreas de risco, distribuídas em 13 bairros. Os que mais registram desabamento e deslizamento são os bairros Planalto, Altinópolis, Mãe de Deus, Santo Antônio e Carapina.


Coronel Fabriciano

A Comdec de Coronel Fabriciano também teve bastante trabalho nesta quarta-feira, quando foram registrados sete desabamentos. O mais grave foi no Bairro São Domingos, onde uma mulher ficou soterrada depois que um barranco derrubou parcialmente a casa dela. “As telhas e tijolos que caíram sobre ela permitiram a entrada de ar. Foi salva por milagre”, conta o presente da Comdec em Fabriciano.

Sul de Minas

Segundo boletim divulgado pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), a forte chuva da madrugada desta quarta-feira (30) provocou a inundação do Ribeirão dos Macacos, no município de São João da Mata, no Sul do Estado. Aproximadamente 50 casas, o ginásio poliesportivo e o terminal rodoviário foram atingidos. Segundo informações da prefeitura, as famílias estão sendo atendidas e o volume da água já baixou. A partir do próximo domingo (4), a previsão é de chuvas isoladas e aumento das temperaturas, resultado do afastamento da frente fria. Segundo o meteorologista Adelmo Correia, a próxima semana deve começar com sol e possibilidade de pancadas de chuvas à tarde.

Fonte: http://www.hojeemdia.com.br/pesquisar-7.1196?q=chuvas

Nenhum comentário:

Postar um comentário