domingo, 18 de dezembro de 2011

Previsão de chuvas para MG e Brasil

Segundo o Climatempo, no dia 18/12/2011, o ar quente que chega da Amazônia, juntamente com uma frente fria no oceano, ao largo da costa do Sudeste, forma um sistema meteorológico comum nesta época do ano. É a Zona de Convergência do Atlântico Sul ou ZCAS, conforme imagem de satélite ao lado. Este sistema costuma atuar vários dias seguidos, normalmente provocando muita chuvas nas áreas de atuação. É o que tem sido verificado no Sudeste do Brasil nos últimos dias, especialmente em Minas Gerais. No Nordeste o predomínio de uma massa de ar seco deixa o tempo aberto.

Em Minas Gerais, as chuvas continuam a bater recordes de acumulados. Em Florestal-MG até o dia presente, já choveu 76% do total do mês de dezembro, ultrapassando os 229mm. Na Capital, em Belo Horizonte, as chuvas já acumularam volumes bem superiores à média climatológica para a cidade, onde até o momento foi registrado um acumulado de 423,7mm. Enquanto algumas regiões sofrem com as chuvas, outras sofrem com a estiagem. No Sul do País, o tempo continua seco com baixos acumulados de chuvas.

Na terça-feira, finalmente a chuva começa a enfraquecer no Sudeste, mas mesmo assim há risco para transtornos em Minas Gerais, Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Em São Paulo, não chove. Faz calor. De quarta em diante, os temporais voltam a ganhar força, principalmente no norte de Minas Gerais. Serão temporais de longa duração e com elevado potencial para causar estragos. As temperaturas voltam a ficar baixas nestas áreas, enquanto o restante do Sudeste tem dias ensolarados, mas com chuva forte, rápida e isolada no fim da tarde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário