quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Chuvas em Minas

Nesta quinta-feira (01/12) haverá fortes pancadas de chuva em áreas do norte, leste e cone leste de SP (incluindo a capital e o litoral), MG, no RJ, ES, MT (no sul, incluindo a capital, de forma mais isolada), GO (incluindo a capital e com menores chances no sudoeste), norte de MS, DF, RO (com menores chances no sul), TO, AM (incluindo a capital), PA (exceto a faixa norte, mas incluindo o litoral), RR, leste e extremo norte do AC (incluindo a capital), centro-sul do PI e do MA, oeste e sul da BA (incluindo a região cacaueira). Neste dia poderão ocorrer fortes pancadas de chuva de forma isolada entre nordeste de SC, leste do PR e sul de SP. Neste dia os ventos poderão ficar moderados com rajadas ocasionais na costa de SC, PR, SP e sul do RJ. Além disto, a temperatura deverá sofrer uma queda em torno de 10 graus no RS tanto a mínima como a máxima deste dia. E entre leste de SC do PR e sul de SP, a temperatura máxima poderá sofrer uma queda em torno de 5 graus.

Na sexta-feira (02/12) haverá fortes pancadas de chuva de forma isolada em áreas da região serrana do RJ e no norte deste estado, Zona da Mata, leste e centro-norte de MG (incluindo a capital), ES (incluindo a capital), norte de MT, norte e leste de GO (incluindo a capital), DF, RO, TO, AC, AM (incluindo a capital e com menores chances no noroeste), PA (incluindo a capital, mas, exceto a faixa norte e litoral), RR, extremo sul e sudoeste do MA, extremo sudoeste do PI, oeste e sul da BA.

Neste dia poderão a queda de temperatura mínima deverá ser em torno de 5 graus no interior de SC, centro-oeste do PR e sul de MS. E a queda da máxima, em torno de 8 graus entre SP e RJ.
Ressalta-se a continuidade da previsão de chuva entre leste de MG e o ES nos próximos dias. Entre hoje e amanhã, será em forma de pancadas e a pancada forte é esperada de forma isolada, mas devido a continuidade ainda esta em atenção. Entre os dias 2 e 3/11 voltamos a esperar acumulados intensos de chuva entre leste de MG e ES e estes acumulados também são esperados no sul da BA.

As fortes chuvas que atingem Minas neste fim de ano já fizeram com que dez municípios do Estado decretassem situação de emergência e podem ter provocado a morte de pelo menos três pessoas. Até ontem, no entanto, dados da Defesa Civil do Estado chaviam contabilizado apenas uma morte, em setembro. O Sul do Estado foi uma das regiões mais castigadas, chegando a 78 mm ontem em alguns municípios, cerca de 40% do esperado para todo o mês.

Municípios Mineiros

O Corpo de Bombeiros de Itajubá, no Sul de Minas, procura por um morador de rua que pode ter sido soterrado por um deslizamento de barranco durante um forte temporal. De acordo com os militares, três homens dormiam próximo ao local quando a terra desmoronou, e apenas duas vítimas foram encontradas e encaminhadas para o hospital. Ainda ontem, o grande volume de chuva registrado na cidade de São João da Mata, também na região Sul, por cerca de quatro horas, fez com que o ribeirão dos Macacos transbordasse, causando vários estragos. De acordo com os bombeiros, toda a parte central do município foi alagada e pelo menos 50 casas ficaram inundadas, além de um ginásio e o terminal rodoviário. Militares ajudaram no resgate das vítimas, que voltaram para os seus imóveis ontem. Ninguém ficou ferido.


Na cidade de Claraval, na mesma região, uma forte chuva de granizo seguida de um vendaval causou o desabamento do teto de uma quadra poliesportiva de uma escola. Os moradores de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, estão em estado de alerta devido ao aumento do nível do rio Doce, que já inundou quatro bairros. Há duas semanas, uma jovem de 27 anos desapareceu ao ser arrastada pela enxurrada e cair no córrego Figueirinha. Em Itabira, região Central, cinco famílias estão desabrigadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário