terça-feira, 5 de outubro de 2010

As chuvas e a Serra de São Geraldo

A Serra de São Geraldo situasse na Zona a Mata Mineira entre os municípios de Coimbra e São Geraldo. E anteriormente ocorrerão deslizamentos de terra que complicaram o trânsito na Br-120, agora com o período de chuva, de Novembro a Março, se iniciando vêm-se em conjunto novas preocupações a respeito de novos deslizamentos que poderão ocorrer devido às condições nas quais a serra se encontra atualmente mais as variações na dinâmica atmosférica da região.

Assim a ocorrência de deslizamentos naquela região é resultado do declive acentuada que favorece o escoamento superficial é rápido e/ou muito rápido e do uso do solo que tem em predomínio pastagem, que agem em conjunto com as chuvas do período chuvoso fazendo assim que a erosão pluvial seja inevitável, pois há nesse período uma concentração das chuvas que passa dos 50% da media pluviométrica anual. Isto, pois a região na qual a Serra de São Geraldo se encontra é uma área de influencia de varias massas de ar, equatoriais (MEC) e tropicais (MTA e MTC). Desse modo a erosão faz com que sejam criadas ravinas que são aumentadas devido à intensidade da pluviosidade e assim chegam a levar junto com o solo partes da estrada, acarretando assim o impedimento da circulação do trânsito na região.

Outro fator que agrava a situação da Serra de São Geraldo é que ela se encontra numa área de falha geológica e desse modo obras de engenharia para conter mais deslizamentos são de certo modo difíceis de fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário