terça-feira, 26 de outubro de 2010

Prevenção às chuvas de verão: Patrocínio do Muriaé - MG

Patrocínio do Muriaé é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, situado na Mesoregião da Zona da Mata Mineira, a 388 km da capital Belo Horizonte. Sua população atual, segundo o Censo 2007 do IBGE é de 5.319 habitantes, sendo que a maioria reside na área urbana. A altitude no ponto central da cidade é de 179,2 metros, tendo como altitude máxima a Pedra de Santa Maria com 530m e como altitude mínima a foz do Córrego Revolta com 177m. Quanto à topografia da área total da cidade é: 10% plano, 20% ondulado e 70% montanhoso. Sendo que a cidade se encontra sob a ação do Clima Tropical, a temperatura média anual é 23,5°C, a média máxima anual é 31°C e a mínima media anual é 18,2°C. Tendo um índice médio pluviométrico anual de 1564 mm. E é a ultima cidade do Estado de Minas Gerais que é banhada pelo Rio Muriaé antes que ele chegue ao Estado do Rio de Janeiro e deságüe no Rio Paraíba do Sul nas proximidades do município de Campos dos Goytacazes.

Localização do município de Patrocínio de Muriaé

A área urbana do município encontra-se as margens do Rio Muriaé que é um dos afluentes do Rio Paraíba do Sul. Por este motivo a área urbana do município é atingida com certa freqüência por inundações, cuja maioria tem ocorrência no período. Pois o Rio Muriaé recebe antes de chegar a Patrocínio do Muriaé as águas do Rio Gloria. Algo também agrava a situação do município é que o ponto central da cidade encontra-se a 179,2m de altitude e o ponto mais baixo se encontra a 177m de altitude o que resulta em uma diferença de 2,2m entre um ponto e outro. Assim no período chuvoso inundações são praticamente inevitáveis, como as que já ocorreram anteriormente.

Uma das ultimas enchentes ocorridas foi em Janeiro de 2007 devido ao rompimento de uma barragem no município de Miraí que chegou a atingir 40% da população do município, em que mais de 1 bilhão de litros de lama, provenientes de rejeitos de bauxita, vazaram da barragem e foram misturados às águas do Rio Muriae. E em Dezembro de 2008 ocorreu outra enchente que segundo consta foi pior que a ocorrida em 2007, pois devido ao grande volume de água da enchente foi decretada Situação de Emergência na cidade.

Ponte que liga Muriaé à Patrocínio do Muriaé.

Para o período chuvoso que começou neste mês, a Defesa Civil do Estado de Minas Gerais lançou na ultima sexta-feira, 22 de outubro, o Plano de Emergência Pluviométrica 2010/2011 que tem como objetivo enfrentar as conseqüências dos temporais típicos do período para que se possa diminuir o máximo possível os danos provocados pelas chuvas, tanto antes das inundações removendo moradores das áreas de risco quanto depois das inundações agindo no combate de doenças pós-chuvas. Isto se deve ao fato de que são esperadas chuvas até 20% acima da média histórica.

Fontes:

http://www.iga.br/Imagens/Localizacao_MG.pdf

http://www.defesacivil.mg.gov.br/

http://cidadesnet.com/municipios/patrociodomuriae.htm

http://www.riomuriae.com.br/riomuriae/

http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

Inacio Andrade Silva, graduando pelo curso de Geografia - UFV e membro do Laboratório de Biogeografia e Climatologia Geográfica (BIOCLIMA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário