sábado, 2 de outubro de 2010

Racionamento de água em Conceição de Macabu-RJ

O município de Conceição de Macabu localiza-se na região Norte Fluminense do estado do Rio de Janeiro, com uma área de 348.327km² e uma população de 22.689 habitantes (IBGE/2009). Mais precisamente, encontra-se entre a serra e o mar, dentro de um vale. Um terço de seu território é constituído de serras de altitudes que oscilam de 300 a 989 metros, os outros dois terços alternam-se entre planícies aluviais, com altitudes mínimas de até 4 metros, e morros de 100 a 300 metros.
O abastecimento do município se dá através da captação de água do Rio Macabuzinho na localidade chamada de Batatal (90%) e também por captação em cabeceiras, nas localidades de Socó, Monte Cristo, Caixa d'água e pelo Poço Artesiano do Horto Municipal (que totalizam os 10% restante), que é um serviço prestado gratuitamente para a população pela Prefeitura Municipal. No inverno há alterações na sua captação, pois o clima deste município é Tropical de estação seca de inverno (Aw), na qual, podemos dizer que diminui a pluviosidade e a humidade do ar. Há cerca de três semanas atrás, Conceição de Macabu passou por um racionamento de água, pois toda a região ficou mais de 3 meses sem chuvas. Algumas medidas estão sendo tomadas pela Prefeitura, como o monitoriamento diário do Batatal e da distribuição de água pelos bairros.
Alguns bairros, como Bocaina e parte da Vila Nova, encontram-se em áreas mais altas da cidade (morros) e foram as mais afetadas com o racionamento, pois o abastecimento é realizado por gravidade (74m acima do mar). Isso significa que a pressão da água na tubulação é imprescindível para que se efetive o abastecimento. Por assim ser, a parte plana recebe água com facilidade, enquanto as áreas de morros ficam prejudicadas, pois não há pressão suficiente para que chegue água nas casas. O município não ficou totalmente sem água, mas com pouco volume na captação, não tem como chegar a todo momento e em todos os lugares.
O racionamento se deu em 50% de suas funções normais, até mesmo o horário de bombeamento da água para o tratamento e abastecimento diminuiu, passando de 20 horas para 10 horas com intervalos de duas em duas horas, nas áreas mais afetadas a Prefeitura prestou serviço de abastecimento de água através de caminhões pipas. Já em épocas normais, a captação de água leva 4.200.000 litros de água por dia para a população (Monte Cristo, Socó e Caixa d'água totalizam 5 mil litros por hora cada um, Poço Artesiano do Horto Municipal com 15 mil litros por hora, e o restante provém do Batatal com 50 litros de água por segundo).
Nos últimos dias choveu, mas ainda não foi o esperado para voltar o abastecimento normal e homogênio para todos os bairros. A Prefeitura continua com campanhas de conscientização da população em relação ao uso indiscriminado de água, pois, geralmente o tempo de seca dura até outubro.
Para concluir esta primeira análise, finalizo com a fala do chefe da divisão de abastecimento de água e saneamento básico do município, o senhor Ricardo Tavares Paula: "A alternativa é reutilizar a água, por exemplo, a água que utilizar para lavar a roupa pode ser usada para lavar as calçadas, evitando assim o consumo excessivo, pois, com o tempo seco, naturalmente, a população tende a utilizar da água com mais abundância, mas é necessário cuidado com o desperdício, já que não acabou o período de seca".

Nenhum comentário:

Postar um comentário