sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Prevenção às chuvas de verão: Porto Firme-MG


O município de Porto Firme está situado geograficamente na Mesorregião da Zona da Mata, na latitude de 20°67’ Sul e longitude 43°79’ Oeste, a 198 km da capital Belo Horizonte. Com 10.989 habitantes (IBGE/2009) e densidade demográfica de 33, 9 hab./km². A altitude no ponto central da cidade é de 610 metros, tendo como ponto mais alto a cabeceira do Córrego Cavaquinho a 915m e a parte mais baixa a foz do Córrego Cambura a 575m. No que tange a topografia da área total da cidade é: 5% plano, 30% ondulado e 65% montanhoso. Sendo o Clima Tropical, a temperatura média anual é 19,4°C, a média máxima anual é 26,4°C e a mínima media anual é 14,8°C. Tendo um índice médio pluviométrico anual de 1221,4 mm.


Localização do município de Porto Firme (ponto vermelho no mapa)

A parte central da cidade encontra-se a beira do Rio Piranga, principal afluente do Rio Doce (Bacia do Rio Doce) e é nessa parte central da cidade e por onde se tem as margens do rio que sofrem com as inundações nos períodos de chuvas. Desde a fundação do município, em 1953, é de lembrança popular a ocorrência de enchentes nos anos de 1979, 1997 e 2008. Sendo que as de 1979 e 1997, o nível da água atingiu por volta de 1,5 metros acima da praça central, onde se situa a parte mais baixa do urbano da cidade. A inundação de 2008 foi mais drástica para o município, pois a água chegou ao nível de 2,4 metros acima do ponto central da cidade e manteve essa altura por volta de 12 horas, gerando perdas de móveis, roupas, alimentos pelos moradores, prejuízos para os produtores rurais com a perda de plantações e criações nas demais localidades rurais do município. A prefeitura e outros órgãos auxiliaram a população afetada com cestas básicas, roupas e outros itens de necessidade básica; deram auxilio aos donos de granjas e plantações. A própria população ajudou as vitimas do desastre. Outra questão sobre a inundação é que no ano de 2008 não teve nenhuma vitima fatal ao acontecido.

Inundação em dezembro de 2008, local: praça de esportes e Praça Juquinha Moreira, praça central da cidade alagada.

Em 2008, devido à ocorrência da enchente desastrosa, a cidade teve danos socioeconômicos nunca antes vistos. Sendo assim, a cidade entra em alerta nos períodos de chuvas que se iniciam a partir do verão. Para a próxima postagem sobre a cidade de Porto Firme e sua preparação para o período chuvoso iremos postar uma entrevista com o secretário da Agricultura e Meio Ambiente da cidade, Danilo Gonçalves, sobre se há prevenções estabelecidas para o período de chuvas.


Fontes: http://www.iga.br/Imagens/Localizacao_MG.pdf http://www.piranga.com.br/cidades/porto_firme/index.htm

http://cidadesnet.com/municipios/portofirme.htm

Rafael Cardoso Teixeira, graduando pelo curso de Geografia - UFV e membro do Laboratório de Biogeografia e Climatologia Geográfica (BIOCLIMA).

Rafael Said Bhering Cardoso, graduando pelo curso de Geografia – UFV e membro do Laboratório de Biogeografia e Climatologia Geográfica (BIOCLIMA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário