segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Prevenção às chuvas de verão: Visconde do Rio Branco - MG


O BioClima iniciará uma série de postagens a respeito de municípios da Zona da Mata Mineira que enfrentaram sérios problemas, nos últimos anos, com o período chuvoso. Sobretudo, no que tange a prejuizos relacionados a enchentes e a mobilização dos agentes sociais para contenção e minimização dos danos gerados.

Iniciaremos por Visconde do Rio Branco, município pertencente a microrregião de Ubá, distando da capital 292 Km. Com população entorno de 37.228 habitantes (IBGE 2009), tem como propulsora da economia as atividades de avicultura, fruticultura, industria moveleira, confecções entre outros. Possui relevo ondulado , possuindo como drenagem principal o Rio Xópoto, cuja nascente situa-se na Serra de São Geraldo.

Nesta década, a cidade sofreu com algumas cheias de seu curso principal. Notadamente o poder público local agiu nas repercussões desses eventos climáticos, amparando os munícipes que tiveram suas residências afetadas pelas águas de enchente. Outras ações foram realizadas, inclusive de engenharia, para minimizar os constantes desarranjos promovidos no período citado. Construção de muros de gabião, dragagem do rio, como medida paliativa, e rompimento de represamento são algumas das táticas mitigatórias utilizadas.

Com intuito de contribuirmos com material mais verossímil a respeito de cada município pesquisado, realizaremos visitas de campo para coleta de informações de órgãos públicos municipais, além de registros da comunidade local.


Diego Ingran Lopes

Geografia

Universidade Federal de Viçosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário