terça-feira, 26 de outubro de 2010

Clipping

Em 10 anos, cientistas descobrem 1.200 novas espécies na Amazônia

Organização ambiental disse que a cada três dias era descoberto um novo ser no bioma amazônico

WASHINGTON - O homem ainda desconhece grande parte da riqueza do ecossistema da Amazônia, tal como aponta um estudo da organização World Wildlife Fund (WWF) publicado nesta terça-feira, 26, que revela que nos últimos dez anos foram descobertas 1.200 novas espécies, uma a cada três dias.

"Mais uma vez se mostra a extraordinária exuberância em biodiversidade de uma região fundamental para o planeta", assinalou em declarações à Agência Efe Francisco Ruiz, chefe da Iniciativa Amazônia Viva, da WWF.

Abelhas, cupins, aranhas e moscas descobertos recentemente em um depósito de âmbar desafiam a suposição de que a Índia era uma ilha-continente isolada no início do Eoceno, há cerca de 50 milhões de anos. O estudo foi publicado na edição online da revista Proceedings of National Academy of Sciences (PNAS).

Chegam a 108 os mortos por tsunami na Indonésia; 502 estão desaparecidos

Chegam a pelo menos 108 os mortos devido a um tsunami que atingiu a Indonésia nesta terça-feira causado por um terremoto de magnitude 7,7 ocorrido ontem. Ao menos 502 outras pessoas estão desaparecidas.O novo balanço foi dado pelo político local Hendri Dori Satoko, em entrevista para a emissora local de TV Metro. O tremor de ontem ocorreu a cerca de 78 km da costa de Pagai do sul, nas ilhas Mentawai.


Fim da biopirataria depende de países ricos, diz ministra na COP-10

A ministra do Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira, disse que a biopirataria nos países em desenvolvimento depende da negociação de um acordo entre países.O comentário foi feito nesta terça-feira durante a conferência da ONU para a preservação da biodiversidade, a COP-10 (Conferência das Partes da Convenção da Organização das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica), que acontece na cidade japonesa de Nagoia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário