quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Prevenção às chuvas de verão: Ubá - MG

Ubá é uma cidade localizada na Zona da Mata mineira, dista 290,88 Km da capital do estado, Belo Horizonte, possui uma população estimada em 99.708 hab, segundo o IBGE. É o centro econômico de sua microregião atuando como centro subregional de nível.

Grande parte da cidade encontra-se na bacia do Rio Paraíba do Sul, e uma pequena parcela inserida na bacia do Rio Doce.
O histórico de enchentes na cidade é vasto, sendo a última expressiva em dezembro de 2008 em que na ocasião o Rio Ubá que passa pela região central do município chegou a transbordar alagando lojas, casas e até mesmo a rodoviária local.
Medidas preventivas para as chuvas desse ano já estão sendo tomadas, uma delas foi o curso oferecido pelo 21º Batalhão de Polícia Militar de Ubá, na câmara municipal da cidade, a fim de capacitar profissionais da defesa civil e policiais militares para atuarem no período de chuvas na região, no sentido de prevenir e atuar em emergências, como desabamentos e inundações, além de ressaltarem a importância da integração entre órgãos públicos e privados para atuarem em conjunto nessas situações.
A medida mais recente foi no dia 08 de outubro de 2010 na câmara municipal de Ubá, em que se reuniram o Corpo de Bombeiros de Ubá juntamente com as prefeituras da região, a fim de realizar um alerta para adoção de medidas preventivas para as chuvas previstas para o período de outubro a abril.
O fenômeno "La Niña", que atingirá a atmosfera metereológica brasileira, poderá intensificar as chuvas acima da média histórica na região da Zona da Mata. O Corpo de Bombeiros está visitando as prefeituras locais para discutir formas de ações preventivas, com a ajuda da defesa civil , empresários e voluntários, pedindo atenção a áreas de risco para inundações e desabamentos.



Fonte da reportagem: site portal click

Nenhum comentário:

Postar um comentário