quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Prevenção às chuvas de verão: Viçosa-MG

Localizada na Zona da Mata mineira, entre as Serras da Mantiqueira, do Caparaó e da Piedade, Viçosa é uma cidade com cerca de 64.854 habitantes, segundo o IBGE. Limita-se ao norte com os municípios de Teixeiras eGuaraciaba, ao sul com Paula Cândido e Coimbra, a leste com Cajuri e São Miguel do Anta e a oeste com Porto Firme. Encontra-se a uma altitude de 649 m e tem como coordenadas geográficas o paralelo de 20°45´14´´, latitude S, e o meridiano de 42°52´54´´, longitude W Gr.. Distando cerca de 230 km da capital Belo Horizonte. Viçosa esta situada na bacia do Rio Doce, com uma rede hídrica abastecida principalmente pelo ribeirão São Bartolomeu, afluente do rio Turvo Sujo, abastecendo os córregos do Engenho, Palmital, Paraíso, Machados, das Posses e Araújo.

O verão se aproxima e junto com essa estação se aproxima também a época de chuvas em Viçosa, que a um bom tempo vem preocupando as autoridades e principalmente seus habitantes, que em sua grande maioria sofrem os danos deixados por essa época.

No inicio de 2009, algumas cidades da Zona da Mata sofreram danos enormes devido ao índice elevado de chuvas ocorrido nesse período. Em Viçosa não foi diferente, encostas deslizaram em grandes proporções avançando em muitas casas da cidade, alem é claro de diversas ruas alagadas, como é o caso da Rua Bernardes Filho (rua do Bar do Leão – bar de encontro de muitos estudantes) no bairro de Lourdes, região central da cidade.

Atualmente esses mesmo problemas ainda preocupam e em entrevista com Edilene, uma representante da Defesa Civil de Viçosa, fomos informados de muitos bairros na cidade que entram em estado de alerta, como é o caso de João Braz (em especifico a área ao entorno da Univiçosa), São Sebastião, Sagrada Família, Bairro de Fátima e o mais problemático Cachoeirinha. Na maioria das vezes as áreas afetadas são ocupadas pela população mais carente e que segundo Edilene, a Defesa Civil faz trabalhos de conscientização da população alertando sobre o risco dessas áreas.



Fonte: Defesa Civil


“Bairro Betânia” Fonte: Defesa Civil

Outra atitude tomada pelos órgãos públicos municipais é o da limpeza de todos os bueiros (“bocas de lobo”) por onde escoem as redes pluviais da cidade. Mas um grande problema enfrentado pela prefeitura é a grande quantidade de lixo encontrado nas ruas. Segundo informações dadas pelo site da prefeitura ao se referenciar da limpeza de uma das ruas centrais da cidade “...numa extensão de menos de cem metros, foram retiradas duas caçambas de entulho, em sua maioria de restos de areia e pedras deixados nas calçadas de construções e levadas pelas águas. Também, muito lixo foi retirado do local.



Fontes:

http://www.vicosa.mg.gov.br/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vi%C3%A7osa_(Minas_Gerais)

Defesa Civil de Viçosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário