terça-feira, 19 de outubro de 2010

Prevenção às Chuvas de Verão : Guiricema

Guiricema, cidade de 13.500 mil habitantes, com aproximadamente 219 km², esta localizada geograficamente a 21°00’ longitude e 42°43’ latitude, com uma altitude máxima de 1159 na Serra de Montanha Santa e altitude mínima de 300 m no Vale do Rio dos Bagres. com um clima agradável, temperaturas na casa dos 22°C, com um clima que na classificação de Kooper é o Cwa mesotérmico. O município esta inserido na bacia do Paraíba do Sul, com um total pluviométrico de 1110 mm ao ano, com cerca de 102 dias de chuva. Com as chuvas intensas, o vale do Rio dos Bagres e o município de Guidoval é inundado, sendo uma área muito baixa e que segue todo o leito do rio. Por ser um munícipio de caráter agrícola, muitos agricultores tem suas plantações e pastagens estragadas pela força da água, no histórico do munícipio, uma das últimas grandes enchentes ocorreu em dezembro de 2008, , quando choveu 6 dias contínuos, o solo não suportou, e não deu conta de absorver tanta água, vários deslizamentos ocorreram tanto na cidade, quanto no campo, foram inúmeros os prejuízos, e ainda hoje, uma ponte que caiu não foi reconstruída, no local está uma de madeira. Com o rio dos Bagres cheio e o Rio Xopotó ( Visconde do Rio Branco ) o município de Guidoval, que recebe a água dos dois, foi destruído, só a área da igreja ficou sem ser alagada.
Está em andamento na Prefeitura de Guiricema um levantamento dos recursos naturais e socioeconômicos do munícipio, objetivando caracterizar a melhor área do muncípio para se tornar uma área de preservação ambiental, tentando conciliar a exploração adequada ao bom rendimento agrícola.
Com o início do período chuvoso, poucas iniciativas foram tomadas para que as consequências não sejam tão fortes, a Prefeitura espera as chuvas e pretende atuar apenas, nas áreas onde as águas destruírem ou se for necessário.

http://www.guiricema.mg.gov.br/portal/

Raiza Moniz Faria
Estudante de Geografia UFV

Nenhum comentário:

Postar um comentário