terça-feira, 19 de outubro de 2010

Prevenção às chuvas de verão: Piranga

O município de Piranga está localizado na Zona da Mata Mineira banhada pelo rio Piranga, principal formador do rio Doce, nas coordenadas 43º 18' 00,00'' de longitude e 20º41'06,00'' de latitude. No que tange ao clima, Nascimento (2009) apud Cupolillo (2008) adota a classificação de Koppen ao município: mesotérmico (Cwa), com verões quentes e úmidos. As chuvas são mais freqüentes no período de outubro a março e as temperaturas podem variar de 33ºC até 8ºC, sendo a mínima registrada durante à estação de inverno.


Quanto a topografia, as altitudes situam-se entre 700-900 metros, com exceção das mediações do Ribeirão Pinheirinho e depressão do rio Piranga. O relevo é formado por colinas policonvexas que, em geral, apresentam topos estreitos e alongados e extensas vertentes. Piranga tem sua economia pautada na agricultura, o que nos ajuda a entender o fato da população rural ser o dobro da urbana, dados do último censo revelam que a população total está em torno de 17.208 (IBGE, 2009).

O rio Piranga, segundo Nascimento (2009a), apresentou dois registros de enchentes de relevância para a cidade, nos anos de 1979 e em 1997. Em 1979 a chuva atingiu Minas Gerais por quase dois meses, gerando o transbordamento de vários rios, incluindo o rio Piranga. De acordo com Nascimento (2009b, p.5) "por outro lado, em 1997, o canal fluvial do rio Piranga aumentou o seu volume rapidamente durante a madrugada em virtude de uma tromba d’água em sua cabeceira, neste dia não estava chovendo na cidade".

Em 2008, observou-se a maior enchente registrada no município, onde a Zona de Convergência do Atlântico Sul predominou sobre o estado de Minas Gerais entre os dias 12 a 21, ocasionando muitas chuvas e transbordamento de rios. Em Piranga, no dia 16 foi notificado 152,08 mm de chuva em 24 horas, o que equivale a 27,69% do total pluvial do mês (551,08mm). Diante desse evento, o Prefeito decretou situação de emergência junto a Defesa Civil Estadual, já que o município não possui Coordenaria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), dessa forma, a solicitação de recursos da União, visando a reconstrução das áreas afetadas, se torna mais dificultoso.

O episódio intenso de chuva ocorrido em dezembro de 2008 engendrou sérias conseqüências econômicas e sociais para o município. O período chuvoso se inicia em 2010 e a partir de inquietações realizar-se-à um estudo empírico junto a Prefeitura Municipal de Piranga com o intuito de pesquisar o que vêm sendo realizado pelos órgãos competentes para a prevenção aos desastres naturais extremos, à exemplo da chuva. Aguardem próximas postagens...

Referência Bibliográfica

http://www.piranga.mg.gov.br

Rosilene Aparecida do Nascimento. Análise dos impactos e repercussões d evento pluvial intenso no município de Piranga-MG, em 17 de dezembro de 2008. 2009a. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Viçosa. Orientador: Edson Soares Fialho.

NASCIMENTO, R. A., FIALHO, E. S. Análise das Estratégias Emergenciais do Governo Federal para Amenizar os Impactos Pluviais em Minas Gerais entre 2006 e 2008. In: SIMPÓSIO DE GEOGRAFIA FÍSICA APLICADA, 13, 2009, Viçosa. Anais..., Minas Gerais: UFB, 2009b, cd–rom.

Dayana Debossan Coelho, graduanda do quinto período de Geografia pela UFV, membro da equipe do Laboratório de Biogeografia e Climatologia (BIOCLIMA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário